Como hoje de tarde não se pedalou, passei umas horitas no meu laboratório, leia-se oficina.
Já há.. nem sei à quanto tempo tenho o meu quadro Vag ali pendurado na parede, até já tinha teias misturadas com os restos de massa da "caixa de direcção", sim, entre aspas, pois aquilo resume-se a duas pistas de esferas. Ou seja, já me estava a incomodar ver ali o quadro...ver ali o quadro e ver sempre a mesma cor, ainda por cima cheia de riscos nas escoras, aliás, num ou outro ponto até alumínio já faltava(lol).
Como já há algum tempo me passou a ideia de decapar a RCZ, juntei o útil ao agradável, e servi-me da Vag como "cobaia", para aprender um pouco e fazer uns testes..
Comecei por, como é claro, remover tudo o que estava agarrado ao quadro. No entanto, algumas coisas testam-nos a paciência e não tendo ferramentas adequadas, pior ainda. Foi o caso da pedaleira. Quando as coisas não vão a bem nem a mal, têm de ir da pior forma possível, ou seja, toca a tomar medidas drásticas..
Como não tenho saca-cranks e estes teimavam em não sair, disco fino na rebarbadora e siga..O eixo tinha uma grande folga, por isso é que o cortei.. Para remover o resto do eixo/(bottom bracket) recorri ao Xtaka(um grande obrigadão), pois para tirar o resto era mesmo muito complicado..Ah, de referir que nesta etapa tive de recorrer a alguém que saiba o que está a fazer, pois a minha azelhiçe ainda é grande.. De relçar que os cranks estão bons, o que se cortou foi mesmo só a parte do eixo.
Depois de retirado o eixo, toca a limpar a ferrugem toda que para lá andava e preparar o quadro para a próxima etapa, aplicar o decapante!!!
Fiz uns pequenos riscos na tinta, de modo a facilitar a ação do decapante..
Depois foi só aplicar com cuidado o decapante com um pincel, esperar um pouco, e com um esfregão de aço remover a tinta que saiu, repetindo este processo até se remover a tinta pretendida..
Depois de "muito" decapante snifado...
Optei por fazer apenas o tiângulo principal para experimentar, amanhã faço as escoras e passo várias lixas para deixar pronto para o próximo passo.
Quanto ao próximo passo, ainda não sei se aplique primário e uma tinta, que dê nas vistas, ou se opte por polir o mesmo aplicando de seguida verniz. Depois vejo..
Resumindo, não se coloquem a fazer isto com pouca paciência, pois para remover a tinta que não sai com o decapante, ainda é preciso esfregar um "pouco"... E ainda por cima ainda falta o pior, os pormenores das escoras!! Nunca mais apanho juízo..
Abraço