quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Cãibras
As cãibras são contracções involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado, como por exemplo os fraquinhos da imagem, ou pessoas que possuem pouca concentração de cálcio e principalmente pouco potássio no sangue.
Dentre as pessoas com maiores chances de sofrerem de cãibras nas pernas estão os atletas, que queimam suas reservas de glicogênio através da actividade física intensa e perdem potássio e sal através da transpiração excessiva;
As nossas células produzem e utilizam energia que se chama ATP (adenosina tri fosfato) e sempre temos uma quantidade acumulada para quando precisarmos. Actividades físicas extremas exigem uma quantidade grande de ATP, e quando ela se acaba o nosso organismo não consegue produzir na mesma velocidade que a demanda exige. Então, o nosso organismo produz uma "meia-energia", que é a ADP (adenosina di fosfato). A ADP é produzida mais rapidamente que a ATP, mas não possui a mesma quantidade de energia e gera como subproduto CO2, que intoxica nossas células musculares e gera ácido láctico.
Uma cãibra geralmente desaparece após alguns minutos, no entanto, a massagem e o alongamento podem acelerar a sensação de alívio. Além disso, o bom equilíbrio de líquidos é fundamental para o funcionamento dos músculos.
Uma porção diária de alimentos ricos em potássio (damasco, nozes, sementes de girassol, tomate, frutas cítricas ou uma banana) podem aliviar ou até mesmo prevenir contra cãibras nas pernas. O melhor remédio é fazer exercícios físicos regularmente para tonificar os músculos e melhorar a circulação.
Ps:"Roubado" no blog dos superfraquinhos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário