Devido à actual conjuntura este espaço encontra-se em insolvência por tempo indefinido.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rescaldo Sobral do Ceira


Viva camaradas...
Mais um domingo de Btt, desta feita a bússola indicava o caminho para Sobral de Ceira pelo 3ºano consecutivo!!
As malas já feitas do dia anterior foi só colocar a "bicla" no carro e seguir viagem. Chegado ao local dar um "Olá" ao pessoal conhecido Liderbike, Korpoactivo btt, Bikeonelas...entre outros. Levantamento de dorsal rápido (simples e eficaz), aquecimento feito estava dado o "mote" para o empeno que não ia ser nada pouco. Dadas as indicações da prova, partida rápida dando uma volta de "boas vindas" pela aldeia, como era de esperar logo nas primeiras subidas formou-se vários grupos de vários andamentos. Primeiros kilometros em plano para depois nunca mais parar de subir, "devorados" já 10km vi-me numa situação como nunca tinha estado lol eu era "um alvo a abater" ou seja, 3 colegas(da mesma equipa) todos eles para tentar eliminar o "infiltrado" (que era eu), a partir daí começou-se a delinear toda uma estratégia como eu apenas tinha visto no ciclismo de estrada, nunca presenciando coisa igual...lol. Havendo ainda muitos km para fazer numa das subidas já havia "segredos" que se contavam baixinho para "polverizar" o inimigo ahahahah, em planos de alcatrão dizia-se para deixar-me chegar á frente.... mas tal não era possivel. Num constante sobe e desce era chegada a altura do reforço, como é habitual os primeiros não param, mas eu parei, pedi uma garrafa de água e segui viagem, afastando-me um pouco do trio que comandava a prova mas logo logo cheguei junto deles. A partir daí diverti-me com os múltiplos "lançamentos" de ataques, eu só ouvia "vai, arranca", "vai embora" (nunca me ri tanto lol), mas numa subida um dos tres deu uma queda, danificando o desviador, e numa outra subida outro enganou-se no trilho, ficando apenas eu e o outro elemento. Seguíamos os dois juntos ora um na frente ora outro, quando a cerca de mais ou menos 3km do final da prova, pedi uns aplausos à população, e enganei-me no caminho, beneficiando o adversário que passou na linha de meta em primeiro, e eu em segundo a uns escassos 3 segundos. mas nada de grave, fica para uma próxima...lol Percurso bem durinho com subidas e descidas de cortar a respiração.
No final havia águas e minis para degustar antes do almoço, para variar pedi uma mini, eis senão quando para minha surpresa o senhor se vira para mim e diz "à e tal, são 0.70€, e eu a pensar que a mini era de borla...lol Banhos quentinhos em camarim do teatro, quanto ao almoço 5 estrelas um Arroz á Valenciana acabadinho de fazer faltava o Varanda para dizer "Ai que maravilha" ahahah
De salientar a população local e o senhor da mota(não sei o nome) sempre a dar apoio, não esquecendo que o país atravessa uma época de crise(havendo poucos apoios, neste caso) é de louvar o pessoal do Sobral Power pela sua criatividade nos prémios entregues.
Fica a promessa de que para o ano la estarei de novo
P.S:Mais um ou dois prémios e tinha uma corrente nova eheheh da SRAM lol
Boas pedaladas
Tiago Fragão




3º Btt Sobral Power 2011 em Ceira, coimbra

Classificação:2º lugar da geral e 2ª no escalão de elites

Tiago Fragão

domingo, 11 de setembro de 2011

Rescaldo do "2º Sarilho Radical 2011"



Nada melhor para terminar as férias do que fazer aquilo que se gosta e se for junto dos amigos melhor.
Claro que estou a falar de btt........e este fim de semana as setas apontavam para a Póvoa da Lomba, mais propriamente para o Parque Moisés Sarilho, local onde decorreu pelo 2º ano consecutivo o denominado "Sarilho Radical", evento organizado pelos 3 clubes de btt da região (a saber: Bikesurfers, Bike4nyc8 e Casa do Povo Cadima (Tremoçeiros))e pelo grande impulsionador e principal dinamizador do evento os Roda Pedaleira de Coimbra.
O fim de semana começou bem cedinho no sábado com a preparação do espaço envolvente, indo desde as limpezas, cobertura das zonas de comes e bebes, montagem da iluminação, do som, da cozinha, da decoração, das tendas, do cabo para o "Rapell, etc,.. eu não me esqueci..... da parte mais, diga-mos assim....emblemática e já tradicional, a matança do porco(ou porca!!)no recinto, para assim puder-mos proporcionar um fim de semana que possa ser recordado por todos como um fim de semana divertido e diferente.
Recinto preparado, foi chegada a hora de receber os participantes para o nocturno que iniciou por volta das 20h com cerca de 50 aventureiros, que se propuseram a percorrer cerca de 25 kms pelos troços delineados para o efeito, pedaleiros estes, que tiveram um merecido reforço na zona onde se iria realizar um reviver da antiga feira dos 13, local que fica situado no Olho de Cadima e que nos foi disponibilizado pela associação local. Forças retemperadas era hora do regresso pois o cozinheiro de serviço (SrºRui) já nos aguardava com uma sopinha gandareza que nos iria ajudar a aquecer estômago e retemperar forças.
Passeio terminado, uns regressaram a casa, outros deram por terminado o evento, outros afinaram as gargantas para uma sessão de karaoke, outros foram para as tendas, outros de bicicletas falavam,..........e no domingo, o despertador tocou bem cedo para mais uma manhã de btt, que estava prestes a começar. Alvorada cerca das 07:30h, estômago aconchegado, secretariado preparado para receber os bttistas domingueiros e ordem de comando do Ricardo (Vamossssssssss) e lá estávamos nós (cerca de 60) novamente a pedalar pelos trilhos de Cantanhede e arredores eram cerca das 09:15h.
Este ano foi nos proporcionado um trajecto renovado, com singles excelentes e para todos os gostos e também com um novo atractivo, que foi a piscina natural em Ançã, onde os mais corajosos e aventureiros puderam dar um mergulho e assim se refrescar de uma manhã bastante quente. Regressados ao parque era hora de aconchegar a barriga com uma grelhada mista e uma sopinha, bem regada cada qual a seu gosto e assim aproveitar para mais um bocadinho de confraternização pois as despedidas para a maioria estava a chegar.
Para os amigos era hora de despedidas, para o staff, era hora de arrumar as tralhas, pois amanhã é dia de trabalho para a maioria dos elementos. Resta agradecer a toda a equipa que proporcionou e realizou este evento, passado pelo dono do parque, o Srº Moisés Sarilhos, ao cozinheiro (Srº Rui) os organizadores, os ajudantes e a todos os os que participaram neste evento.
Um abraço especial aos Bikesurfers presentes e aos Bike4nyc8, Tremoçeiros e Roda Pedaleira um até breve........

Luís Varanda

Fotos aqui

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Convertido!

Andava eu a olhar para a bicicleta, quando olho ali para a prateleira e vejo ali um rolo de Duck Tape. Passado pouco tempo passo ao pé da Sachs e vejo que as válvulas das câmaras de ar, do tipo Shrader, tem o o exterior em rosca.

Pronto, fui comprar umas bisnagas de Notubes..

Até agora do que tenho lido na net, este "sistema" poucos ou nenhuns problemas tem dado. Talvez se tivesses usado uma câmara de ar roda 20 e a tivesse aberto, fosse diferente, pelo simples facto de que o pneu está em contacto também com borracha, em vez do alumínio do aro, mas "so far, so good!"


Este foi o material usado, faltam, claro, as válvulas, das quais não tenho fotos..

O primeiro passo foi retirar as fitas dos aros e com um pano ou qualquer coisa que limpe e álccol passar na parte interior do aro, para retirar quelquer coisa que impeça a fita de aderir à superfície..


De seguida cortei o rolo sensivelmente ao meio. +/- 2 cm de fita. Depois foi colocá-la no aro, firmemente, de modo a deixar o aro estanque..



Optei por colocar duas voltas e meia de fita, no entanto, bastava uma volta.

De seguida fiz um pequeno orifício, de modo a fixar a válvula. Coloquei a válvula e de seguida num esmeril, dei-lhe forma, de modo a encaixar bem no interior do aro..





Passei um pouco de limpa tabliers. Usa-se sabão, mas como não tinha sabão.. O pneu escorrega e encaixa melhor no aro..



Coloquei o pneu no aro, deixei uma pequena fresta para colocar o liquido, retirei o "miolo" da válvula, compressor carregado no máximo e toca a comer Notubes!



"Ploc" aqui e acolá e o pneu já tava encaixado. Colocar o miolo rapidamente e voltar a encher até uma pressão conseideravel, abanar muito,e pronto, esperar que fique selado..



E pronto, selado. Converti um maxxis Crossmark 2.25 arame e um Continental Race King 2.0 em kevlar. O maxxis foi super fácil, já o continental deu me a volta a cabeça, mas lá deu encostou ao aro e ficou.. Passada um noite com 55 psi's de manhã tinham 52/53. Excelente! Diferenças, uma vez que ainda não fiz o devido test-drive, apenas noto que o zumbir do pneus é diferente e o rolar também é .. diferente.

Método arcaico e não recomendável!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lista do pessoal inscrito para o "Sarilho radical"


1-João Nogueira
2-Luís Varanda
3-Tiago Fragão
4-José Zananar
5-Helder Loureiro



De que estás à espera para te inscreveres!!!!!!!!